domingo, 16 de setembro de 2012

Conferências:



LABORATÓRIO DE ESTUDOS DA ESCRAVIDÃO E DAS MESTIÇAGENS.
VI SIMPOSIO INTERNACIONAL DO GRUPO ESCRAVIDAO E MESTIÇAGENS
http://simposioescravidaoemesticagens.blogspot.com.br/

Trabalhos que serão apresentados no Simpósio Escravidão e Mestiçagem
18 – 20/09/2012

Conferência de Abertura:
“Historia de una gran señora christiana” – conversões, batismos e religiosidade entre escravos, libertos e não-brancos nascidos livres - Minas Gerais, século XVIII.  Eduardo França Paiva.
Mesa redonda I:elogio das mestiçagens e os discursos religiosos:

Mestizaje, trabajo y religiosidad en el Tucumán Colonial. Un análisis histórico en torno a la Visita del Obispo de Tucumán en l768. Florencia Guzman - Universidad Tres de Febrero e Universidad de Buenos Aires.
           
Pelo altar e pela senzala: matrimônio e estratégias de administração da população escrava em Fazendas da Cia. de Jesus no Brasil e na Argentina (século XVIII). Carlos Engemann.
           
Poder local, poder eclesiástico e escravidão: o controle social das festas e ritos no espaço urbano (Bahia, século XVIII-XIX). Avanete Pereira Sousa.
Féretros e Entambes - Costumes de Enterramentos em Luanda e no Recife. Séculos XVIII e XIX. Suely Creusa Cordeiro de Almeida.
Mesa redonda II: A condenação dos mestiços e os discursos religiosos:

Concubinas e Poderosas. Feitiçaria e poder feminino nos Sertões das Gerais.  Rangel Cerceau Netto.
Catequistas africanos no Brasil colonial. Vanicléia Silva Santos.
Estereótipo e silenciamento em sites de igrejas cristãs: a interdição da imagem do mestiço. Edvania Gomes da Silva
Hechicería colonial, justicia capitular y mestizajes. Santiago del Estero (gobernación del Tucumán, Virreinato del Perú) en el siglo XVIII. Judith Farberman.
Mesa redonda III: Espaços mestiços e práticas religiosas:

Escravidão e escravos nos conventos franciscanos do nordeste do Brasil: espaços de contradições e transformações étnicas (1660-1878). Marcos Antonio de Almeida
Brancos e mulatos de Guiné: mestiçagens e criolidades. (séculos XV a XVI). Antônio Mendes.
A catequese jesuítica na América portuguesa e a audição de uma voz quase selvagem. Marcello Moreira.
Religiões e religiosidades mestiças nas Américas. Maria de Deus Manso.
Mesa redonda IV: Religiões e religiosidades mestiças nas Américas:

San Martín de Porres: a construção de um espaço mestiço na sociedade vice-reinal do Peru através da prática religiosa. Eliane Garcindo de Sá
Batismos mestiços: mestiçagens na freguesia de Nossa Senhora das Neves do Sertão do Macaé (RJ), século XIX. Jonis Freire.
A conquista do Sertão da Ressaca e a pretensa religiosidade de um preto-forro. Século XIX. Isnara Pereira Ivo.
Religiões e etnias afroindígenas em Vitória da Conquista. Itamar Aguiar.
Mesa redonda V: Mestiçagens, trabalho, religiões e religiosidades na Ibero - América:

Práticas religiosas de escravas domésticas nos textos de memorialistas e romancistas dos anos pós-abolição. Maciel Henrique Carneiro da Silva.
Capelas dos negros e urbanização de rosário das Minas, século XVIII. Francisco Eduardo de Andrade.
Diante de Deus e do trabalho: libertos em Goiás séculos XVIII-XIX. Maria Lemke.
Os negros da Fazenda Capão Alto e a religiosidade em torno de Sinhara (1751-1864). Ilton César Martins.
Conferência de Encerramento:

Escravidão, mestiçagens e projetos cristãos dos jesuítas na América portuguesa e espanhola, Argentina colonial e Rio de Janeiro, século XVIII. Marcia Amantino.

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