LABORATÓRIO DE ESTUDOS DA
ESCRAVIDÃO E DAS MESTIÇAGENS.
VI
SIMPOSIO INTERNACIONAL DO GRUPO ESCRAVIDAO E MESTIÇAGENS
http://simposioescravidaoemesticagens.blogspot.com.br/
Trabalhos
que serão apresentados no Simpósio Escravidão e Mestiçagem
18 –
20/09/2012
Conferência
de Abertura:
“Historia de una gran señora christiana” –
conversões, batismos e religiosidade entre escravos, libertos e não-brancos
nascidos livres - Minas
Gerais, século XVIII. Eduardo França Paiva.
Mesa redonda I:
O elogio das mestiçagens e os discursos religiosos:
Mestizaje, trabajo y religiosidad en el Tucumán
Colonial. Un análisis histórico en torno a la Visita del Obispo de Tucumán en
l768. Florencia Guzman - Universidad Tres de Febrero e Universidad de Buenos
Aires.
Pelo
altar e pela senzala: matrimônio e estratégias de administração da população
escrava em Fazendas da Cia. de Jesus no Brasil e na Argentina (século XVIII).
Carlos Engemann.
Poder
local, poder eclesiástico e escravidão: o controle social das festas e ritos no
espaço urbano (Bahia, século XVIII-XIX). Avanete Pereira Sousa.
Féretros
e Entambes - Costumes de Enterramentos em Luanda e no Recife. Séculos XVIII e
XIX. Suely Creusa Cordeiro de Almeida.
Mesa redonda II: A condenação dos mestiços e os
discursos religiosos:
Concubinas
e Poderosas. Feitiçaria e poder feminino nos Sertões das Gerais. Rangel
Cerceau Netto.
Catequistas
africanos no Brasil colonial. Vanicléia Silva Santos.
Estereótipo
e silenciamento em sites de igrejas cristãs: a interdição da imagem do mestiço.
Edvania Gomes da Silva
Hechicería colonial, justicia capitular y mestizajes. Santiago del
Estero (gobernación del Tucumán, Virreinato del Perú) en el siglo XVIII. Judith
Farberman.
Mesa redonda III: Espaços mestiços e práticas
religiosas:
Escravidão
e escravos nos conventos franciscanos do nordeste do Brasil: espaços de
contradições e transformações étnicas (1660-1878). Marcos Antonio de Almeida
Brancos e mulatos de Guiné: mestiçagens e criolidades.
(séculos XV a XVI). Antônio Mendes.
A
catequese jesuítica na América portuguesa e a audição de uma voz quase
selvagem. Marcello Moreira.
Religiões e religiosidades mestiças nas Américas. Maria
de Deus Manso.
Mesa redonda IV: Religiões e religiosidades
mestiças nas Américas:
San
Martín de Porres: a construção de um espaço mestiço na sociedade vice-reinal do
Peru através da prática religiosa. Eliane Garcindo de Sá
Batismos
mestiços: mestiçagens na freguesia de Nossa Senhora das Neves do Sertão do
Macaé (RJ), século XIX. Jonis Freire.
A
conquista do Sertão da Ressaca e a pretensa religiosidade de um preto-forro.
Século XIX. Isnara Pereira Ivo.
Religiões
e etnias afroindígenas em Vitória da Conquista. Itamar Aguiar.
Mesa redonda V: Mestiçagens, trabalho, religiões e
religiosidades na Ibero - América:
Práticas
religiosas de escravas domésticas nos textos de memorialistas e romancistas dos
anos pós-abolição. Maciel Henrique Carneiro da Silva.
Capelas
dos negros e urbanização de rosário das Minas, século XVIII. Francisco Eduardo
de Andrade.
Diante de
Deus e do trabalho: libertos em Goiás séculos XVIII-XIX. Maria Lemke.
Os negros
da Fazenda Capão Alto e a religiosidade em torno de Sinhara (1751-1864). Ilton
César Martins.
Conferência de Encerramento:
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